Atendimento pré hospitalar

11/29/2018

Você sabe qual a diferença entre primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar?

Atendimento pré-hospitalar (APH): é definida pela assistência adequada feita à vítima, bem como o seu transporte para uma unidade de pronto atendimento. Somente podem realizar o APH os atores legitimados pela Portaria nº. 2.048, de 05 de novembro de 2002.

Primeiros socorros: são as ações que têm por objetivo, manter as funções vitais e impedir o agravamento da situação da vítima, determinando o atendimento inicial que ocorre antes da chegada da equipe de atendimento pré-hospital

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

O curso de Atendimento Pré-Hospitalar, pode também ser conhecido como curso de primeiros socorros ou ainda como curso de resgate, é concedida a toda indivíduo que busca capacitação de forma a identificar situações de emergências e realizar técnicas de primeiros socorros e Atendimento Pré-Hospitalar de forma à fazer crescer as chances de sobrevivencia da vida vítima até que o socorro especializado chegue ao área ou até a factual entrega dessa vítima no hospital.

Os profissionais como comissários de voo, bombeiros civis, aeronautas, pilotos, aeroviários, técnicos em segurança do trabalho, engenheiros de segurança, bombeiros, brigadistas militares, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros poderão usufluir de todos os conhecimentos aprendidos nesse curso para o seu dia a dia de trabalho e em sua vida particular.

Este é o treinamento correto para quem pretende atuar de maneiro correta e assertiva para salvar vidas em situações gravíssimas que envolvam a área de trauma.

É necessário em primeiro lugar fazer uma avaliação da cena, que serve de subsidio para que tenhamos uma percepção de os tipos de lesões a vitima vai apresentar para nós e se estaremos em uma cena segura.

Pontos relevantes do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado

Esses princípios norteiam o socorrista, a fim de que o atendimento seja de qualidade, seguro, rápido tanto para a equipe quanto para a vítima, sendo que cada minuto que passa, vale ouro para o atendimento à vítima.

1- Garantir a segurança dos socorristas e a vítima.

2- Qualificar a situação da cena para estabelecer e decidir sobre a necessidade de recursos adicionais.

3- Reconhecer a cinemática envolvida nas lesões.

4- Identificar ferimentos graves no exame primário.

5- Manter estabilização da coluna cervical, durante o momento da avaliação e atendimento ideal das vias aéreas.

6- Caso necessário providenciar suporte ventilatório e ofertar oxigênio para possibilitar a saturação de O2 acima de 95%.

7- Controlar hemorragias externas.

8- Verificar manutenção da temperatura do paciente, ou seja, aquecer a vítima.

9- Preservar estabilização da coluna cervical manualmente até que seja possível a instalação do colar cervical, prancha rígida, imobilizador lateral de cabeça.

10- Toda vez que se tratar de pacientes traumatizados graves,iniciar o transporte desta vítima o mais rápido possível, a um hospital apropriado, se possível dentro de 10 minutos após chegada ao local do ocorrido.

11- Uma vez tratada apropriadamente ou descartadas as lesões que tenham risco de agravar a situação da vitima, inicie o exame secundário, e obtenha a história clinica deste paciente.

12- Principalmente, saiba o que está fazendo, NÃO produza mais dano.

Veja o curso atendimento pré hospitalar. Ele irá te ajudar!